Desenvolver novas estratégias de marketing para o seu pequeno negócio em 2022 será fundamental para ver a sua empresa crescer. A boa notícia é que não será necessário gastar muito dinheiro ou contratar muitas pessoas. Com o planejamento correto, é possível alcançar grandes resultados. Abaixo, você confere 5 dicas que vão fazer toda a diferença no próximo ano.

1 – Conheça seu público-alvo

Com tamanha concorrência, somente o conhecimento profundo dos gostos e necessidades do seu público-alvo podem levar alguma vantagem para seu negócio. Afinal, se você não sabe o que os clientes querem, dificilmente vai fazer a alegria deles.

Em resumo, o objetivo de todo empreendimento é esse. Tornar os clientes mais felizes por meio de produtos ou serviços. Portanto, você precisa ter acesso a informações de qualidade que possam responder a seguinte pergunta:

Quem é o meu cliente?

Com um pouco de tecnologia, você consegue a resposta tão desejada. Há ferramentas gratuitas como o Google Analytics, por exemplo. Se você realizar a integração dela com o seu site, terá a oportunidade de conferir a origem de seu cliente e descobrir como ele encontrou sua empresa na Internet.

A partir desses dados, você já tem uma base para montar a sua primeira estratégia de marketing digital para 2022. Há também outras ferramentas Google, gratuitas, para você realizar pesquisas por meio de perguntas. Todo esse relatório é enviado diretamente para seu e-mail.

Após analisar todas essas informações, faça um brand persona do seu cliente. Dessa forma, será mais simples identificá-los no mercado.

2 – Use as redes sociais

Não há pequena empresa em 2022 que seja independente das redes sociais.

Elas são vitais para o crescimento de qualquer negócio. Muitos empreendimentos desistem até mesmo de ter um site, e colocam o seu perfil no Instagram, por exemplo, como a principal vitrine digital para o público.

Esse exemplo é apenas para mostrar como as redes sociais são ferramentas muito poderosas. Por meio delas você pode aplicar estratégias de marketing como branding, criar conteúdo relevantes e até mesmo usá-las como plataformas de e-commerce. Além disso, como as redes sociais têm grande alcance, essa também pode ser uma oportunidade para você aumentar sua audiência.

3 – Tenha um funil de vendas

Se o funil de vendas ainda é novidade para você, saiba que ele pode ajudar muito em sua pequena empresa. Em resumo, esse funil aponta toda a jornada de compra de um cliente. Por meio desse funil, você tem a oportunidade de influenciar na venda, ao enviar materiais necessários para esse cliente ou oferecendo um excelente serviço de atendimento.

Para quem usa uma ferramenta CRM, há outra vantagem. Todo esse processo pode ser automatizado. Você pode programar o software para enviar um e-mail marketing para eles sempre que alguém desistir de alguma compra no seu e-commerce, por exemplo.

Em outros casos, ao visualizar o funil de vendas, você pode confirmar qual o melhor momento para a sua equipe de vendas realizar a prospecção.

4 – Explore seus pontos fortes

Sua pequena empresa ainda não é uma companhia com milhares de clientes. Então, será um erro se você pesquisar as melhores estratégias de marketing e tentar todas. Nesse momento, o ideal é ter foco. Se você tem um pequeno restaurante, ofereça apenas os melhores pratos. Um cardápio com centenas de opções vai fazer apenas você ter ainda mais trabalho.

Com um número menor de opções, e maior qualidade, você tem mais chances de fidelizar a clientela. É o seu momento de se tornar referência em determinado produto ou serviço.

O Habib´s, por exemplo, era um pequeno fast-food. Entretanto, no início da empresa, o seu foco estava voltado para o preparo exclusivo de esfihas. Com o sucesso das receitas, e a expansão da rede, hoje é possível pedir diferentes pratos no restaurante. Isso somente ocorreu porque a companhia se dedicou ao seu ponto forte desde o início.

5 – Invista no serviço ao cliente

Se a sua empresa tem um ótimo produto ou serviço, mas oferece um péssimo atendimento, há muitas chances de que ela não sobreviva muito tempo no mercado.

Especialistas dizem que esta é a estratégia de marketing mais barata que existe. Afinal, ouvir os clientes e estar disponível para eles é algo gratuito. Além disso, manter um cliente ativo é menos custoso do que tentar conquistar outro do concorrente.

Acredite, as pessoas prestam mais atenção do que você imagina ao atendimento. Isso faz toda a diferença na sua manutenção da base de clientes.

A fórmula é muito simples de entender. Se eles gostaram do seu atendimento, vão indicar a sua empresa para outras pessoas. Caso contrário, esses mesmos clientes vão avisar para mais amigos e familiares sobre o péssimo atendimento prestado pela sua empresa.

Portanto, conhecer diversas estratégias de marketing em 2022 será muito importante para a solidez do seu negócio.

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